publicada originalmente no Boletim da CCPY (Comissão Pró-Yanomami)
trecho sobre o Plano de Aceleração do Desenvolvimento (PAC)
Os brancos falam muito dessa idéia de desenvolvimento. O que pensa disso ?
Esse é o desenvolvimento deles. O desenvolvimento é deles, então eles podem fazer na terra deles, não na terra indígena. Porque terra indígena já é reconhecida pelo Governo e milhares de pessoas no mundo já conhecem meu povo. Então tem que ser respeitada.
Existe hoje no governo um Plano de Aceleração de Crescimento, o PAC. Esse plano fala de construção de estradas, exploração da floresta, hidrelétricas, para aumentar o desenvolvimento. O que você pensa disso?
Parecem palavras novas, mas já ouvimos essas palavras antes do tempo da estrada (durante os projetos militares de desenvolvimento da Amazônia dos anos 70, como a construção da estrada Perimetral Norte que afetou os Yanomami). Desenvolvimento para quê? Para fazer estrada para levar mercadorias? Não precisa fazer estrada, já está acabando gasolina, o petróleo já está acabando, para que fazer mais estrada? Eles lembram dos pais deles (governos anteriores) para fazer os mesmos projetos. Governo está escolhendo caminho que não presta, é para nós o caminho das grandes epidemias, do que causa a morte, por isso querem fazer tudo isso.
Ele errou o caminho do povo. Eu sou contra estradas, já passou estrada na terra yanomami só para matar meu povo. Eu já passei por isso com meu povo, quando eu era jovem, por isso eu odeio as epidemias. Eu não quero mais que não sabem o que fazem levando doenças na nossa floresta. Esse é o caminho dos problemas, caminho da matança, da destruição. Isso é o que é estrada. Isso que é desenvolvimento. (...) (Ao contrário) Quem vai segurar a onda do mundo são os pajés, são só eles que têm conhecimentos para segurar a onda da nossa terra Brasil.
Não só o Brasil, é o mundo inteiro. Se não existirem pajés, o mundo vai explodir. E todos nós morreremos. Eu não quero acelerar, a terra não fala que quer isso (desenvolvimento), quem fala são os que querem mais carros, mais computadores, mais celulares. São essas pessoas que estão inventando para acelerar o desenvolvimento. Se acelerar, vai chegar na grande floresta, aí vai destruir tudo, estragar a natureza, vão queimar remédios da floresta que a gente usa, aí não teremos mais como curar nossas doenças. Por isso vocês devem tomar muito cuidado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário